quarta-feira, 7 de abril de 2010

dino d-day


"D-Day," Dia D "e" Operação Netuno "redirecionar aqui. Para o uso de D-Day como um termo geral de guerra, ver D-Day (termo militar). Para outros usos, veja D-Day (desambiguação) e Operação Netuno (desambiguação). Este artigo é sobre o primeiro dia da invasão da Normandia (Dia D). As operações subseqüentes são abordados em invasão da Normandia.
Operação Netuno
Parte da Operação Overlord, Batalha da Normandia
1944 NormandyLST.jpg
As tropas do Exército E.U. wade terra em Omaha Beach, durante o desembarque, 6 de junho de 1944
Data de 6 de junho de 1944
Localização Normandia, França
Resultado da Vitória dos Aliados
Territorial
Aliado beachhead mudanças na Normandia, França
Beligerantes
Reino Unido
Estados Unidos
Canadá
França França Livre
Polônia
Noruega
Alemanha Austrália
Comandantes
Estados Unidos Dwight D. Eisenhower
Bernard Montgomery Reino Unido
Estados Unidos Omar Bradley
Reino Unido Trafford Leigh-Mallory
Arthur Tedder Reino Unido
Miles Dempsey Reino Unido
Reino Unido Bertram Ramsay Alemanha Gerd von Rundstedt
Alemanha Erwin Rommel
Alemanha Friedrich Dollmann
Alemanha Hans von Salmuth
Alemanha † Falley Wilhelm
Força
175.000 380.000
Acidentes e prejuízos
Total aliada vítimas (mortos, feridos, desaparecidos ou capturados) estão estimadas em cerca de 10.000.
Estas incluíam: [1] [2]
Estados Unidos-6, 603, dos quais 2.499 fatais.
Brasil-2, 700.
Canadá-1, 074, dos quais 359 fatais. Estimada entre 4.000 e 9.000 mortes [3]
[Hide]
v • d • e
Operação Overlord

(Invasão da Normandia)
Normandia - British desembarques aéreos - American desembarques aéreos - Free francês desembarques aéreos - Sword - Juno - Gold - Omaha - Utah - Pointe du Hoc - Caen - Ushant - La Caine - Perch - Carentan - Le Mesnil-Patry - Villers-Bocage - Primavera Atlântico Goodwood Júpiter Charnwood Windsor Cherbourg - Merleta - Epsom (1 Odon) - - - - Odon 2 - - - Verrières Ridge - - Cobra - Bluecoat - totalizar - Lüttich - tratáveis - Hill 262 - Falaise - Brest - Paris

O desembarque na Normandia foram as operações de desembarque da invasão aliada da Normandia, também conhecida como Operação Netuno e Operação Overlord, durante a II Guerra Mundial. O desembarque começou a terça-feira junho 6, 1944 (D-Day), a partir das 6h30 British Double Summer Time (UTC +2). No planejamento, o Dia D foi o termo usado para o dia de desembarque real, que era dependente de aprovação final.

O assalto foi realizado em duas fases: uma aterragem de assalto aéreo de 24.000 americanos, britânicos, canadenses e francesas livres tropas aerotransportadas pouco depois da meia-noite, e um desembarque anfíbio da Allied infantaria e divisões blindadas na costa da França, com início às 6:30 da manhã. Havia também filial 'ataques' montado sob os codinomes Operação Glimmer e operação tributável para distrair as forças alemãs das áreas de pouso real [4].

A operação foi a maior invasão anfíbia de todos os tempos, com mais de 175.000 [5 desembarque de tropas] em 6 de junho de 1944. 195700 [6] Allied naval e pessoal da marinha mercante em mais de 5.000 [5 navios] estavam envolvidos. A invasão necessário o transporte de soldados e material a partir do Reino Unido por aviões carregados de tropas e navios, apoio aéreo aos desembarques de assalto a interdição, naval do Canal Inglês e de apoio de fogo naval. Os desembarques ocorreram ao longo de um trecho de 50 milhas (80 km) da costa da Normandia dividida em cinco setores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.

Nenhum comentário:

Postar um comentário