Em SimCity 3000, as texturas estão muito mais detalhadas do que as versões anteriores, e inclui várias opções interessantes. Estas tornam o jogo mais realista e difícil. São elas:
- Sistema de lixo: Toda cidade deve possuir, ao contrário, os cidadãos irão criar greves, conflitos e até mesmo mudar de cidade. É possível a criação de aterros sanitários, incineradores e centros de reciclagem para sustentar a produção de lixo de uma cidade, ou enviar o lixo para os vizinhos através de acordos.
- Acordos com vizinhos: Ao conectar uma cidade com outra, colocando estradas, encanamentos ou fios elétricos nos limites da cidade, o prefeito da cidade vizinha poderá oferecer um acordo de compra ou venda de utilidades.
- Melhoramento no sistema subterrâneo: Em "SimCity 2000", era difícil criar sistemas subterrâneos, afinal, existiam conflitos entre os sistemas de metro e de encanamentos. Em "SimCity 3000" os dois sistemas estão separados, melhorando a edição.
- Pontos turísticos : Existe uma lista com dezenas de pontos turísticos famosos, e o jogador pode escolher 10 deles para estabelecer em sua cidade.
Em SimCity 3000, é mais fácil interagir com os "secretários", já que existe um menu para verificar as propostas ou reclamações que eles estão fazendo. Existe também uma barra inferior mostrando notícias importantes para a cidade ou notícias humorísticas.
É possível destruir a cidade, ativando "desastres". Alguns destes estão presentes em outras versões, como o "terremoto" e o "tornado", mas existem também novos desastres, como o "UFO" e mais alguns que podem ser vistos com a edição "World Edition".
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